A partir de reflexões anteriores e conversas que venho tendo com minha amada, sobre o que poderia ser diferente no currículo escolar atual...
No, Ensino Médio, primeiro eu "limparia a escrivaninha" jogando fora praticamente toda a estrutura de disciplinas atuais
Para que se "ensina" trigonometria e 80% ou mais das pessoas não utiliza isso na vida de forma prática???
Ou, por que decoramos dados históricos e geográficos sem conhecer as transformações mais recentes e impactantes na sociedade???
Para recomeçar, seria interessante adicionar outros "elementos fundamentais":
- "tijolinhos" de lógica
- conceitos práticos de Direito: para conhecer de forma prática direitos e deveres, suas implicações em nossa vida
- exercícios que promovam a nossa capacidade de abstração (recortes e mix de matemática e artes, por exemplo)
- sociologia/antropologia com recortes da atualidade para confrontar com o passado
- reflexões sobre nossas aspirações, os primeiros exercícios sobre nossa missão e visão de vida...
- apresentações e painéis com mestres (não no sentido científico) e profissionais apaixonados por sua especialidade e pelo valor que ela agrega à humanidade
- desenvolver projetos em torno de grandes desafios da humanidade (pobreza, ecologia,
Nenhum comentário:
Postar um comentário