domingo, abril 05, 2009

Nem todos os dias são bons. Voltemos para disciplina...

Um post negativo? Não, uma reflexão...
Preto e branco. Duas cores que são fundamento de todos os textos...
Os textos só podem ser lidos com clareza se houver um contraste deste tipo...
Aliás é o melhor contraste.

Se todos os dias fossem bons, não haveria necessariamente o senso de Felicidade.
Tive uma conversa excelente com um grande amigo outro dia que acabou recaindo sobre a DIALÉTICA...

A "definição" que me chamou demais a atenção é a de necessidade de coexistência da tríade: tese, antítese e síntese, mesmo que não simultaneamente, mas consecutivamente...
Acaba tendo relação com meu último post sobre a vida ser feita de ciclos...

Toda vez que se estabelece e se defende uma TESE, em algum dado momento surge uma ANTÍTESE que serve para questionar ou mudar a tese inicial... Deste questionamento, pode surgir um turbilhão de idéias e inovações que se sumarizam na denominada SÍNTESE!!!

Vamos lá... transportando para minha vida. Nem estou preocupado em estar aplicando os conceitos de TESE, ANTÍTESE e SÍNTESE! (mas agradeço recomendações via comentários rsrs)

TESE (primeira fase da minha vida): Ser o melhor é o que importa:
Até o colégio sempre defendi a bandeira de ser o melhor em tudo o que fazia... era o Nerd... por vezes muito chato... extremamente disciplinado e determinado. 
ANTÍTESE (segunda fase da minha vida): Ser o melhor tecnicamente não é o que importa, para se ter sucesso é necessário desenvolver certo desprendimento do que é meramente técnico:
busquei ser menos nerd, bitolado, desprendi-me (demais) da disciplina excessiva, passei a buscar flexibilidade e a olhar as coisas com uma visão mais panorâmica... confesso que sentindo sempre falta e escorregando para os detalhes das coisas... no final não ficava nem no técnico nem no não técnico...
SÍNTESE (terceira fase da minha vida - acho que estou entrando agora): O papo não é sobre ser o melhor importa ou não... 
Cheguei à conclusão de que devo ter disciplina em tudo o que escolho intencionalmente fazer! 
Disciplina não como amarras ou bitola, mas como meio de libertação dos sobes e desces da vida...
Disciplina não para tudo, mas para o que conhecemos e podemos controlar como rotina.

Disciplina para, sobretudo, deixar sobrar tempo suficiente para aproveitar bem as coisas boas que a vida nos apresenta, inesperadas ou não...

Tenho aprendido a duras penas que não é o preciosismo que importa, mas a consistência...
Atualmente, com poucas palavras, tenho recebido grandes lições de meu atual LÍDER profissional e minha querida trainer da Dale... 

Agradeço a Deus por ainda sentir-me uma criança com sede de aprendizado... 
Vou canalizar esta sede para retormar disciplina e consistência pessoais, que tenho trabalhado muito mal nos últimos anos... 

Por que o título? Por que hoje não foi um dia bom... 
Comecei às 5h da manhã bem e, com um cochilo, furei meu compromisso de 5,5km com o pessoal do grupo de corrida. Participei de uma prova e no meu segundo passo, tropecei... perdi a consistência... Merda! 
Tive que me tolerar durante todo o dia até agora...

Começarei agora a fazer o dia de amanhã melhor... 
Vou mergulhar agora nos meus compromissos da facul... 
Uma coisa de cada vez, mas sempre entregando alguma coisa... 
DISCIPLINA PARA TER CONSISTÊNCIA....

Boa noite, Internet! 
Minha missão agora é ficar off-line sobre papel e lapiseira... 
Até amanhã...

Nenhum comentário: