domingo, maio 31, 2009

Palavras para levantar-me da cama.

Nestas 14h25 deste último dia do mês de Maio, ano de 2009, prostrado sob minhas cobertas, coberto por idéias e meadas intrincadas cujo fio desatador não encontro, estou preparando para levantar-me.

Coisas para fazer não me faltam, ao contrário, sobram-me.
Porém, aí encontro séria complicação...
Se sobram, há excesso.
Excesso, não por ser desprezível, mas por exceder minha capacidade de realização com qualidade...

Nesta última sexta-feira, uma conversa com outro estimado e extremamente sábio colega da Locaweb, Fabio Akita, despertou-me para a simplicidade da visão defendida pelo que denominamos hoje Metodologias Ágeis, ou o Lean Thinking e o velho TPS...
Essencial ter em mente que Kanban complementa Scrum, e de que ele existe para deixar de existir...
O fluxo contínuo de produção de valor em nossas vidas é o que interessa.
Produção de valor para o que mais nos interessa em nossas vidas!

Exercitar diariamente o hansei (reconhecimento de erros e ter atitude de mudar) para ativar continuamente como hábito o kaizen (mudança para melhoria contínua) é legado da cultura milenar oriental, do povo japonês que precisou fazer muito com o nada do pós-guerra.

Neste ponto, vejo que não posso de maneira alguma rejeitar minhas raízes nipônicas que muito têm a me ensinar.

Continuo nesta trilha em busca da sabedoria, dia após dia, noite após noite...
Dando tempo ao tempo, consumindo parte dele de forma apropriada e parte maior de forma incerta...

No momento, meu maior desafio é dar 80% do tempo para os 20% que de fato me interessa e me fará uma pessoa realizada em minha vida, pois faço o oposto...

Enfim, desta conversa também compreendi que a Felicidade Plena, que noto ser de poucos, segue a distribuição de Pareto...

É utópico tentarmos contrariar esta distribuição natural e caótica das coisas.
Coisas e eventos que por si só funcionam bem na natureza à nossa volta, se observarmos atentamente: tudo se fecha, faz sentido ao final de um ciclo de eventos observados.

Cabe-nos observar como a natureza funciona, respeitá-la e compreendendo-a no que estiver ao alcance, com sabedoria dominar o poder de decisão que temos sobre nossas vidas e os parâmetros sobre os quais temos escolha.

Não temos domínio sobre todos os parâmetros dos eventos aleatórios que ocorrem a cada instante, mas dos parâmetros que temos controle, a decisão pode nos afastar ou aproximar da Felicidade.

Mais uma vez, o óbvio grita aos meus ouvidos.
Levanta-te e vive!!

Nenhum comentário: